Leia como uma estrela de cinema
- Gabriel Brito
- 10 de out. de 2022
- 4 min de leitura
Atividades para estimular a leitura fluente de alunos em processo de alfabetização ou alunos dos anos mais avançados que lidem com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem.
Em cada atividade é apresentada o nível de dificuldade, isso possibilita que o professor adeque as atividades de acordo com o nível de proficiência de cada aluno.

As atividades podem ser aplicadas individual ou coletivamente.
O que é fluência de leitura
A habilidade de fluência de leitura, de acordo com a Ciência Cognitiva Leitura, é descrita com a capacidade de ler de forma correta (reconhecimento de palavras), com velocidade adequada (automatização) e com o ritmo e entonação também adequados (prosódia).
Estimulando o reconhecimento correto das palavras
Uma das principais dificuldades dos leitores iniciantes ou com dislexia é perceber a diferença entre os pares de letra conhecidos como surdo/sonoro. Por exemplo, o som do f é um som surdo, pois não sentimos as cordas vocais vibrarem ao produzí-lo, já o som v é um som sonoro, pois ao pronunciá-lo vibramos as cordas vocais.
Faça um teste agora mesmo, na frente de um espelho, faça o som que essas letras representam (fffffffff / vvvvvvvv). Percebeu que embora o movimento da boca seja igual para as duas letras o /ffff/sai mais vento que o /vvv/, mas não tem vibração nas cordas vocais, já o /vvvv/não faz vento como o /fff/, mas as cordas vocais vibram ao produzirmos o /vvvv/.
Para estimular o reconhecimento preciso das letras, as atividades de fluência do material LEIA COMO UMA ESTRELA foram elaboradas de acordo com os pares surdo sonoros. Deste modo, você encontrará fichas para o treino da fluência com f/v, p/b, t/d, c/g, j/x.
Além disso, algumas fichas apresentam as palavras com setas embaixo. Na primeira coluna, chamada de “leia como um robô”o aluno deve ser estimulado a pronunciar cada fonema separadamente (colocando o dedo nos pontinhos embaixo de cada letra e juntando em sílabas) nas colunas seguintes, intituladas “leia como um ator”, o aluno deverá passar o dedo na seta embaixo da palavra enquanto lê a palavra como um todo, sem silabar.
Exemplo da atividade 3 da ficha de leitura com a letra f

São cinco atividades com a letra f e cinco atividades com a letra v, após fazer essas atividades, são apresentadas mais cinco atividades para confrontar o f e o v, por exemplo, na mesma lista de palavras, serão apresentadas as palavras faca, vaca, Vitor, Fátima e assim por diante, de modo que o aluno deverá refletir sistematicamente sobre o som fffff e vvvv.
Os alunos também são estimulados a reconhecerem as palavras em diferentes tipos de letra. Pesquisas apontam que ler e escrever com a letra cursiva fortalece a memorização das formas ortográficas das palavras, ou seja, quem aprende a ler com a letra cursiva terá menos probabilidade de cometer grandes erros ortográficos.

Além disso, para promover a fixação da relação letra/som apresentada na ficha, é proposta uma brincadeira na qual o aluno deverá ler e escrever sílabas para completar palavras.

Estimulando a automatização da leitura
A fim de estimular a leitura veloz e automatizada, os alunos devem ler e cronometrar três vezes cada ficha de leitura seja de palavras ou de texto. O tempo de cada tentativa deve então ser marcado e ao final da leitura o aluno deve colorir a estrelinha do seu menor tempo.
Quando as atividades forem aplicadas individualmente, o professor pode, além de cronometrar, marcar o número de acertos, o que permite uma análise, não apenas do menor tempo, mas da melhor tentativa. Refletir com o aluno sobre os erros e acertos e o quanto isso pode impactar na velocidade da leitura é o que chamamos de metacognição.

Além disso, no material você encontrará atividades de nomeação rápida. As pesquisas mostram que a habilidade de nomeação rápida é preditora da habilidade de fluência. Sendo assim, crianças com muita dificuldade, podem começar primeiramente por essa atividade, como um aquecimento para as atividades de fluência.
Nessas fichas de nomeação, o aluno deve nomear o mais rápido possível o conjunto de figuras apresentadas. Adicionalmente as mesmas fichas podem ser utilizadas para estimular a consciência fonológica, pedindo que o aluno encontre as figuras que começam com o mesmo som.

Estimulando a prosódia
Para estimular a prosódia e de quebra a compreensão é apresentado um texto, desenvolvido com muitas palavras já exercitadas nas atividades anteriores. Nesse texto, o aluno deve ser orientado a ler como se fosse um ator, ou seja, de forma natural, nem rápido, nem devagar demais.
O aluno deve prestar atenção que serão feitas perguntas ao término do texto, afinal, a gente lê para compreender, aprender! Somente decodificar corretamente as palavras não é suficiente. Sendo assim, o aluno deve ler como se estivesse conversando, contando uma história, para isso, ele deverá respeitar os sinais de pontuação.

Você deve anotar quantos sinais foram respeitados e no final de cada leitura, dar o feedback para o aluno de onde ele errou. Você também pode cronometrar a leitura do texto para estimular simultaneamente a automatização e a prosódia.
Ou seja, este é um material bastante completo.
Acesse aos materiais nos links abaixo:
Metacognição
Além de todas essas estratégias e exercícios, a série de atividades LEIA COMO UMA ESTRELA DE CINEMA, conta com atividades de metacognição para serem utilizadas antes e depois das atividades de leitura.
Estas atividades podem e devem ser incorporadas a rotina dos alunos, de modo a serem utilizadas em outros momentos de leitura, seja na leitura de fruição na escola ou em casa, seja nas leituras de outras disciplinas, como ciências, história e geografia, por exemplo.
Acesse aos materiais nos links abaixo:
Comentarios