top of page
Foto do escritorGabriel Brito

Ajude os alunos a desenvolverem a fluência na leitura

Atualizado: 11 de out. de 2022



Ler com fluência é importante pois facilita a compreensão. Isso acontece porque os recursos cognitivos não são infinitos, ao contrário, são limitados. Quando o aluno lê de forma fluente ele pode redirecionar os recursos cognitivos que seriam utilizados no reconhecimento das palavras, para a compreensão do texto. É por isso que a fluência de leitura às vezes é descrita como uma ponte do reconhecimento de palavras para a compreensão.

Para ser um leitor fluente é necessário ler com precisão, isto é, de forma correta, em uma velocidade apropriada sem grande esforço (automaticidade), e com ênfase e entonação apropriadas (prosódia). Não existe mágica para desenvolver a fluência de leitura. A grande maioria dos alunos se beneficiará de ser explicitamente ensinado e incentivado a praticar. Isso é ainda mais importante em se tratando de alunos dos anos iniciais ou com dificuldades de leitura. A seguir, algumas estratégias baseadas:

Instrução de leitura oral guiada – Nesta estratégia a leitura fluente de um texto é modelada, ou seja, lida primeiramente por um adulto ou colega que já lê de forma apropriada e os demais alunos então lêem o mesmo texto em voz alta. Nesta estratégia, após a leitura, o professor ajuda os alunos a refletirem se leram com precisão, velocidade e, principalmente, se leram respeitando os sinais de pontuação e com ritmo e entonação adequados.

Leitura repetida e cronometrada de textos – os alunos releem uma passagem curta um determinado número de vezes (normalmente 3 vezes ou até atingirem um nível adequado de fluência), marcando o tempo de cada leitura.

Leitura repetida e cronometrada de palavras isoladas – os alunos releem uma ficha contendo palavras isoladas um determinado número de vezes (normalmente 3 vezes), marcando o tempo de cada leitura. A quantidade e as características das palavras devem ser selecionadas de acordo com a idade dos alunos e com os objetivos específicos de cada turma. Por exemplo, alunos em processo de alfabetização poderão se beneficiar de fichas com palavras simples envolvendo preferencialmente as letras cuja relação grafema fonema já foram ensinadas de forma explícita. Alunos mais velhos ou mais proficientes, podem se beneficiar de fichas envolvendo o vocabulário de temas específicos como os relacionados às disciplinas de história, ciências e matemática, entre outras disciplinas e temas de interesse dos alunos.

Lembre-se de que, embora a leitura fluente seja uma habilidade fundamental que apoia a compreensão, treinar apenas a fluência pode não ser suficiente para garantir a compreensão. Alguns alunos, mesmo após serem capazes de reconhecer palavras de forma precisa e veloz, continuam lutando pra compreenderem o texto. Ou seja, esses alunos conseguem ler em voz alta fluentemente, mas têm dificuldade para entender o que estão lendo.

Importância da avaliação Por isso, é muito importante que o professor saiba avaliar os diferentes processos cognitivos que interagem para que ocorra a compreensão da leitura. Além da fluência de leitura, entre os aspectos mais importantes destacam-se habilidades da compreensão oral como o vocabulário, a capacidade de fazer inferências e compreender metáforas.

Quer saber mais ?


Referências Aaron, P. G., Joshi, R. M., Gooden, R., & Bentum, K. E. (2008). Diagnosis and treatment of reading disabilities based on the component model of reading. Journal of Learning Disabilities, 41(1), 67–84. https://doi.org/10.1177/0022219407310838 Bilton, C., & Duff, A. (2021). Improving Literacy in Key Stage 2. Guidance Report. Education Endowment Foundation. Brito, G. R. (2021). Parâmetros psicométricos de instrumentos de avaliação dos componentes de leitura em alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page